CRENJA
CENTRO DE RESISTÊNCIA NEGRA JAGAS ANGOLA
União, Solidariedade, Saber e Luta!
E-mail: crenja@uol.com.br
Blogger: crenja,blogspot.com
O CLAMOR DE HAITI
Estou sentado à sala de casa. O tempo lá fora continua indefinido. Estamos em plena Primavera. Uma época tradicionalmente de chuva... E está chovendo. E há ainda aquelas famosas "frente polares", ou "frente frias", como queiram. O fato é que nós continuamos assombrados, afinal, alguém disse que a vida no Planeta não terá mais cinqüenta (50) anos... E já se passaram uns três (3) ou quatro (4) anos – será que ninguém está contando? Não creio que o povo seja assim tão displicente. Pode até mesmo ser desinformado, mas quando a barriga ronca de fome ele sabe bem o que significa isso, que deve reagir. Não há como evitar.
Nesses devaneios pseudo-s bucólicos e pessimista minha mente se fixa numa paisagem desoladora e crítica: o Haiti... E isso me faz lembrar de sua história, outrora, diga-se de glória.
“O Haiti é aqui”, diz o poeta baiano Gilberto Gil. Não obstante, com toda a vênia que sua excelência da verve sugere, a que tu és depositário, lamentamos dizer que se equivocou, pois lá é bem pior... Pois ele é um povo de fato consciente. E aqui não muito melhor que lá. Somos herdeiros do mesmo signo, protagonistas de uma mesma sina e história: a História da Diáspora Negra nas Américas.
Digo que lá é pior, pois o povo haitiano que é negro, e ainda preto, convive com a sua realidade, tem consciência de sua luta e do seu querer. Não obstando não conseguir suas pretensões. Cá convivemos com a ilusão, com a mentira e temos-na chamar de “consciência negra”. Que para ser atingida teremos, primeiro, que olhar ao nosso redor, perscrutar o "nosso" Planeta. E não necessário é se ter longo alcance. Mas, lá é pior, e eles têm, realmente, consciência disso.
Tenho em mão um DVD que é um escândalo, um verdadeiro escárnio ao respeito de nossa condição humana. Dá vontade até de renegarmos-nos em quanto tal, a essa condição humana, ora indigna e fétida. Outrora dita digna... Porém, o tempo passou! Bem, para quem tem de fato consciência.
Ele, o DVD, tece por três (3) massacres que ocorreram durante o período entre 2004 a 2006 (foram três (3) ataques: 2004, 2005 e 2006) deste “auspicioso” milênio. E não por coincidência, na vigência, aqui no Brasil, de um governo dito de esquerda, e que diz que também luta pela a erradicação da discriminação racial, pela democracia e contra preconceito sociais, aqui no Brasil e no mundo. Ufa! E este governo saiu aclamado... Fazendo por conta sucessora. Bem! Vamos ver como esta história irá terminar. Rogo que bem.
O DVD é impressionante. Eu pessoalmente, já aos meus sessenta e dois (62) anos de idade, acreditava que não mais me estarreceria diante de situação ou coisa alguma. Eu fiquei, fiquei provisoriamente perplexo... Depois indignado. E mais uma vez ter que recomeçar e dizer: "daqui por diante já não mais será assim..." E tempos depois voltarmos a constatar que nos enganamos novamente e se reindignar. Que prevalece a máxima de que "não se deve confiar em humanos, e sim somente nas feras". Ao vermos afros-descendentes, irmãos históricos de nossas desventuras, sendo exterminados como outrora fizeram com os animais de nossa fauna e nossa flora. Mas, no entanto, nos rejuvenescemos diante da lembrança de Lourence de L’Ouverture, Jean Jacques Dessaline, e do povo aguerrido haitiano, nossos irmãos da diáspora. Esta ex-colônia, que outrora fora chamada de “A Pérola da Coroa”, quando a mais próspera colônia das Américas, sob a ocupação colonial francesa - que como ressarcimento de guerra teve que pagar um elevadíssimo preço econômico, e nunca mais se recuperou. Povo que proclamou sua própria abolição da escravatura, em 1789. E logo após, em 1801, Lourence D’Louverture, filho de ex-escravos, foi eleito o primeiro presidente da República do Haiti. Pouco tempo depois, Jean Jacques Dessaline proclamou-se imperador, combatendo e vencendo o estrepito exército de Napoleão Bonaparte. O Ocidente nunca, em momento algum da história, esta que ainda se desenrola, perdoou a “audácia negra”, que entende como afronta, por querer ocultar que sim por preocupação quanto ao exemplo que este povo pode dar à diáspora negra das Américas. E o mundo branco teceu retaliações sinistras no calar de suas (in) consciência humana e doentio interesse. Nunca! Jamais o Haiti foi perdoado.
Dizer que não se ajuda o Haiti por que lá só tem governos corruptos é hilário. Conversa pra boi dormir! Todos os países da América têm governos corruptos, quiçá, do Planeta. O que muda, às vezes, são as legislações e a cultura, apenas isto. Todavia, os resultados são sempre os mesmos, eles ficam sempre impunes, ou chame-se isso lá do nome que quiser. O fato é que o branco já se sente dono do mundo, entretanto, a posse ainda não está consolidada... 500 anos é apenas um instante na História.
Mas na verdade, o mais terrificante foi saber que quem comandou o processo foi a própria ONU (Organização das Nações Unidas), esta que foi criada para "fomentar a paz no Planeta Terra", e naquele momento sob o comando de um negro, africano, e “prêmio nobre da paz”. Ora! Se isso tudo não é uma encenação de uma piegas e astronômica, uma tremenda armação, de mais uma farsa criminosa do Ocidente. Ou apenas de mais um capítulo, desta que já dura quinhentos (500) anos. Não! Esta história não vai ocorrer não... Ela já ocorreu. Agora, somente teremos e conferiremos os resultados. E com um forte “tempero”: o de que o Exército Brasileiro também participou e comandou a “força de paz” que praticou a chacina em 2006. Ô Loco! E aqui dizem que gostam de nós! E nós? Acreditamos ainda em “democracia racial!” Apenas por que eles disseram que isto é bom, somente se esquecendo de demonstrá-la. Somente se esquecendo de dizer pra quem! E este episódio não é uma simples retaliação, e sim: genocídio, pois está previsto nas Legislações, nacionais e internacionais. Porquanto, não carecem eufemismos baratos.
Bem, teremos mais quatro (4) anos para provar que o PT é de fato um partido do povo (e por certo que não do negro)... Ou se pelo menos está por ele preocupado de fato... Só que não dará para esperar mais oito (8) anos para constatar isto não! Achamos bom que o PT cumpra tudo em seus somente quatro (4) anos, que lhe resta. Afinal, foi anunciada a continuação da gestão anterior (Olorum queira que não aja mais genocídios... Se Ele puder evitar)... E ora aclamamos pela conclusão. Nós não temos mais tempo. O PT não tem mais tempo. Ninguém tem mais tempo, pois o tempo urge. Ambos têm que mostrar a que viemos. E quem não puder se provar perderá o jogo. É! Este e o eterno jogo do poder... E agora que vença o melhor! A diáspora negra na América acordou.
Que Olorum que salve o Haiti e nos proteja.
Axé,
São Paulo, 18 de novembro de 2010.
Neninho de Obalúwáiyé
Coordenador Geral do CRENJA
PELO CESSAR IMEDIATO DO GENOCÍDIO DO NEGRO NO BRASIL!
PELO MEMORIAL DA ESCRAVATURA NEGRA NAS AMÉRICAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário